Puella Magi Madoka Magica Personagem: Mami Tomoe
Mami Tomoe é um personagem fictício da série de anime 2011 Puella Magi Madoka Magica. Mami é uma bruxa veterana e estudante da Mitakehara High School. Ela atua como mentora de Madoka Kaname e Sayaka Miki, caso elas decidam se tornar bruxas contratando Kyuubei. Mami desempenha um papel importante no primeiro arco do Record Magic e atua como uma das principais antagonistas.
Mami é uma bruxa experiente, Madoka Kaname e Sayaka Miki escapam da barreira mágica e decidem ser suas guias caso decidam se tornar garotas mágicas. Ela mora sozinha em uma cobertura depois que seus pais morreram em um acidente de carro, durante o qual ela só sobreviveu contratando Cubey para salvar sua vida. Mami luta contra a crença de que protegerá os outros da ameaça das bruxas e de suas famílias, e sua aparência teve um grande impacto em Madoka e Sayaka.
No entanto, embora ela pareça para eles uma veterana de confiança, por trás dessa fachada está uma pessoa que sofre muito com a solidão. Mami lamenta Madoka que seu trabalho como bruxa a tenha deixado em paz. Ao ouvir isso, Madoka confessa para Mami que quer se tornar uma garota charmosa como ela e lutar ao seu lado, fazendo Mami se sentir alegre e feliz. Mami então aparece, lutando contra a boneca bruxa Charlotte, apenas para a bruxa de repente se transformar em uma enorme criatura parecida com uma lagarta que mata Mami na frente de Madoka.
Conforme a série avança, a Kyuubi revela que Mami nunca aprendeu a verdade sobre bruxas e garotas mágicas; As bruxas são a forma mais elevada de meninas mágicas. Sem saber do destino das feiticeiras e da verdadeira natureza das bruxas, Mami aprendeu a verdade em uma das linhas do tempo anteriores de Homura. Agindo com calma e prudência ao saber desta revelação e vendo-a como a única forma de prevenir o surgimento de novas bruxas, Mami matou Kyoko e tentou matar Homura antes que Madoka o matasse.
Mami renasce mais tarde na nova linha do tempo Ultimate Madoka junto com Kyoko para apoiar Homura. Puella Magi Madoka Magica the Movie: Rebellion revela que Mami tem o potencial de se tornar uma das feiticeiras mais poderosas se ela estiver no seu melhor quando não for contida pela solidão incapacitada resultante de sua estreita amizade com Charlotte. O original de Nagisa disfarçado de Baby. Depois que Homura reescreveu a realidade, Mami salva Nagisa da queda de sacos de queijo, o que significa que ainda são amigas. Mami apareceu em muitos dos mangás relacionados à Madoka Magica.
Ela é a personagem principal ao lado de Kyoko Sakura no mangá Puella Magi Madoka Magica: The Different Story, que revela que Mami já foi parceira de Kyoko, mas foi deixada sozinha após lutar por seus ideais. Ela também apareceu no manga Puella Magi Madoka Magica: Wraith Arc, que se passa entre os filmes Eterno e Rebelião, onde ela luta contra fantasmas com Kyoko e Homura. Em Puella Magi Oriko Magica, Mami investiga o assassinato de garotas mágicas, então conhece uma garota chamada Kirika Kure, que revela que está matando garotas mágicas a pedido de Oriko.
Esses dois estão brigando. Ela também apareceu em um romance adaptado da série original, escrito e ilustrado por Hajime Ninomae, desenhado por Yupon e publicado pela Nitroplus, e em uma adaptação em mangá de uma série de anime escrita e ilustrada por Honakogae e publicada pela Houbunsha. O personagem de Mami é tão popular no Japão que, em 2012, a morte de Mami foi saudada como a morte de anime mais memorável pelos usuários do BIGLOBE. Em outra enquete intitulada "Qual personagem de anime gostaria que não morresse", Mami ficou em segundo lugar. Em uma pesquisa de 2014 da Charapedia, a morte de Mamie ficou em terceiro lugar com o maior impacto.
Outra enquete da Charapedia em 2015 classificou Mami como a segunda personagem "merecedora de uma série de anime própria". Mami ficou em sexto lugar com 277 votos em uma enquete Charapedia, na qual os fãs perguntaram pelas 20 garotas de anime adoráveis. Em 2017, GooRanking classificou a morte de Mami como a segunda morte mais chocante em anime. Em 2020, Mami foi eleita a 9ª melhor personagem feminina adorável em uma enquete de anime!