Bleach Personagem: Tōshirō Hitsugaya
Toshiro Hitsugaya é o comandante da 10ª divisão de Gochi 13. Seu lugar-tenente é Rangiku Matsumoto. Toshiro é baixinho, com olhos turquesa e cabelos curtos e brancos, o que chama a atenção do mundo humano. Ele usa um haori estilo capitão sem mangas com uma faixa verde sobre os ombros, presa por uma fivela redonda em forma de estrela. A parte de trás do lenço tem uma bainha zanpakut espiritual presa a ele em cada extremidade. Às vezes ele caminha com o tabi. Ele é relativamente baixo para os padrões do Shinigami e parece uma criança. No mundo humano, ele usava uma camisa de golfe preta de mangas curtas e calças cinza.
Ele também usava o uniforme da Karakura High School. Antes de Toshiro se tornar capitão, seu cabelo não estava muito despenteado, com apenas algumas ondas. Ele também usava o uniforme padrão do Shinigami, mas com a adição da insígnia da 10ª Divisão no peito esquerdo de seu manto. Dezessete meses após a derrota de Sosuke Aizen e logo após Ichigo recuperar sua força como um Shinigami, Toshiro parece estar usando um penteado semelhante ao seu antes de se tornar um Shinigami e um longo lenço turquesa. A fita verde também se transformou em uma corrente fina, mas o fecho em forma de estrela permaneceu.
Depois de treinar indefinidamente em preparação para a batalha com Wandenreich, o cabelo de Toshiro parece ter crescido mais, com a franja caindo sobre os olhos, apesar de estar pendurada com um lenço recém-recebido. Ele também parece mais magro do que antes, seu manto solto de seu corpo. Hitsugaya é geralmente maduro e sério, ao contrário de seu tenente Rangiko Matsumoto. Apesar de suas diferenças pessoais, parece que ele e Rangiku são muito próximos. Acontece que Toshiro se irrita facilmente quando outros têm conversas curtas ou chamam atenção desnecessária para si mesmos, como mostrado quando ele lidera a equipe de Shinigami na escola de Ichigo Kurosaki.
Hitsugaya não gosta de tudo que considera infantil e também chama de algo próximo a uma criança, como um aluno do ensino fundamental. Ele é muito protetor com Momo Hinamori devido ao fato de que foram amigos de infância. Hitsugaya geralmente não gosta de verão e clima quente. Os alimentos favoritos de Toshir são melancia e amanato. Não gosta de caquis secos. Quando criança, passou em Rukongai, ele era tão adepto de girar uma vara que se tornou o campeão local invicto. Ele trabalha muito, mas a razão parece ser que, se terminar rapidamente, pode voltar a dormir.
Ele acredita no ditado "As crianças dormem bem e crescem bem" e espera crescer rapidamente, compartilhado por seus subordinados. Naturalmente, eles não expressam esse fato na frente dele, porque embora ele pratique regularmente este ditado por muito tempo, ele não está realmente crescendo. Hitsugaya é frequentemente provocado por muitos outros Shinigami da Soul Society, assim como por seus inimigos. Apesar dessas piadas, ou talvez por causa delas, Hitsugaya desenvolveu uma atitude fria para com a maioria das pessoas, ele tolera essas piadas e continua seus deveres. Embora se irritasse com as piadas, ele não agia contra aqueles que o insultavam, a menos que fossem seus inimigos e exagerassem por causa deles. A única coisa que ele odeia não é ser tratado como "Capitão Hitsugaya" ou usar mal seu nome, pois trabalhou tanto para conseguir seu apelido, então ele fica bravo quando não é tratado assim.
No entanto, por coincidência, ele não nomeia os outros funcionários pelos cargos, mas apenas pelo primeiro nome. A única pessoa que realmente o chama pelo primeiro nome é Ichigo, que é constantemente lembrado de se dirigir a ele corretamente, e Hinamori, que é a única pessoa autorizada a chamá-lo normalmente. Hinamori tende a chamá-lo de "Hitsugaya-kun", e ela e Joshiro Ukitake às vezes usam "Shiro-chan" - um apelido que significa "neve" em relação ao cabelo dele - em qualquer caso, sem quaisquer consequências. Além disso, Karen Kurosaki e seus amigos o chamam pelo primeiro nome e nunca são repreendidos por isso. Jushir costuma servir doces Hitsugaya e outras comidas porque os sons de "Jushiro" e "Toshiro" são semelhantes, e porque ambos têm cabelos grisalhos, o que faz com que ambos soem "Shiro-chan".
Durante um duelo com Jin, Ichimaru Ishimaru observa que Hitsugaya é a personificação de um guardião celestial que reencarna a cada poucos séculos. Hitsugaya morava no primeiro distrito de Rukongai com uma velha a quem chamava de "avó". No dia em que sua amiga e vizinha Momo Hinamori foi para a Academia Shinigami, Hitsugaya foi até sua avó para expulsá-la com uma falsificação fria. O jovem ecoa em seus sonhos sobre o deserto gelado e uma voz o chama. Algo que ele não sabe reconhecer. Por sua natureza fria, seus cabelos e olhos prateados fazem com que as pessoas o temam e desconfiem, com exceção de Hinamori e sua avó. Cinco anos depois, Hinamori parece ter mudado mais e o visita com menos frequência, sua avó cresceu e encolheu, mas Hitsugaya não cresceu nada. Um dia ele vai atrás de feijão doce, o comerciante o olha mal, e então o Shinigami o protege, mesmo contra a vontade de Hitsugai, esse Shinigami é o mais alegre e de cabelos curtos Rangiku Matsumoto. Os dois discutem e o jovem vai embora.
Naquela mesma noite, Hitsugaya sonha com um deserto gelado no qual um dragão de gelo alto o chama pelo meu nome, embora ele não possa ouvi-lo. Quando Hitsugaya acorda, Matsumoto o confronta e o encoraja a se tornar um Shinigami, caso contrário, seu poder incontrolável matará sua avó trêmula. Hitsugaya recebe a bênção de sua avó e decide se tornar uma Shinigami para controlar seu poder. Aos poucos, ele se esforçou e se tornou um prodígio, tornando-se um Shinigami e capitão da 10ª Divisão em tempo recorde. Entrando na 10ª Divisão, ele foi o 3º do esquadrão e comandado pelo Capitão Ishin Chiba (pai de Ichigo Kurosaki). Hitsugaya aparece pela primeira vez durante uma reunião de emergência convocada pelo capitão Yamamoto. No entanto, ele afirma que os idosos participam de suas disputas mesquinhas em resposta às constantes brigas entre seus colegas líderes.
A intensa intuição e observação de Hitsugaya o levaram a ser suspeito do crime do Capitão Jin Ichimaru do Terceiro Esquadrão, à medida que as circunstâncias da execução iminente de Rukia Kuchiki se tornam mais complexas. Ele avisa Hinamori sobre essas suspeitas, levando-a a atacar Jin para matar Sосsuke Aizen, fazendo com que Toshiri pare ela e Izuru Kira em confronto e os envie para a prisão. Depois de pegá-los, Hitsugaya pergunta ao gênio se ele planeja matar Hinamori.
O gênio silencioso nega isso, mas Hitsugaya ameaça matar o gênio se ele derramar uma gota do sangue de Hinamori. Depois que Jin liberta Kira de sua cela, Hitsugaya fica desconfiado e confronta o tenente e o capitão juntos. Ele é interrompido por Hinamori, que agora acredita que Hitsugaya matou Aizen e então tenta matá-lo. Ela agarrou a espada com tanta força que estava sangrando. Reagindo à sua ameaça anterior e aos ataques dos gênios, Hitsugaya libera sua espada de zelo e avisa Kira para ficar fora do caminho (assumindo uma diferença de pelo menos doze quilômetros). Durante a luta, Hitsugaya conseguiu congelar o braço esquerdo do gênio, forçando-o a abrir os olhos e sorrir pela primeira vez. Depois de ser capturado por Hitsugaya, ele tenta matar Hinamori para se distrair, mas seu ataque é impedido por Rangiku Matsumoto, que ameaça lutar com ele se ele não parar; Os gênios se arrependem e desaparecem sem dizer uma palavra.