Shikamaru Nara: Verdadeira História do personagem
Shikamaru Nara é um genin do mangá e anime de Naruto, escrito e ilustrado pelo mangaka Masashi Kishimoto. Ele faz parte da equipe de Asuma Sarutobi junto com Ino Yamanaka e Chuji Akimichi. O nome da equipe também remete a um baralho do jogo japonês Hanafuda, especialmente denominado Zinho-Cho (Javali-Veado-Borboleta), que vale 5 pontos. Shikamaru na equipe representa um cervo, um animal guardado em uma floresta particular à qual apenas a família Nara tem acesso. Várias revistas especializadas em anime e mangá expressaram críticas positivas sobre a personagem, habilidades e desenvolvimento de sua personagem durante a série.
Não é por acaso que o clã Nara fez amizade com as renas. Na verdade, “Shika” significa cervo (鹿) e “-Maru” (丸) é um sufixo comumente usado em nomes masculinos. Seu sobrenome, Nara, vem da Prefeitura de Nara, no Japão, e "Nara-ku-en" (Jardim de Nara) é famoso pelos cervos que usam seus chifres para fazer remédios. A era Nara também foi a época em que o budismo entrou no Japão; Vários mosteiros budistas descobriram uma guarnição de veados e proibiram a caça de veados na província. O nome Shikamaru, junto com Ino (que significa javali) e Chжиji (que significa borboleta), formam a combinação vencedora "Ino-Shika-cho" em um jogo de hanafuda. Shikamaru é uma pessoa que não se excita facilmente e prefere dormir a todo o resto.
Ele gosta de jogos cerebrais que os mais velhos geralmente gostam, como shogi. Mas, ao cumprir o dever, Shikamaru ganha um forte senso de proteção de seus colegas, embora a princípio, de acordo com seu próprio testemunho, diga que falta coragem, chamando-se de "o primeiro covarde". Com o tempo, ele se torna uma pessoa cada vez mais responsável para com seus amigos quando decide ficar para enfrentar o Ninja da Voz, apenas para deixar Naruto derrotar Sasuke. Shikamaru é muito insensível e não mostra muita simpatia pelas mulheres. A demonstração vem de conversas com sua mãe Yoshino no dia a dia. Apesar disso, ele expressou o desejo de se casar e ter dois filhos. Ele é muito apegado a Chодji Akimichi, seu companheiro de equipe e melhor amigo desde a infância. Seu relacionamento é baseado em profundo apreço e um senso de proteção mútua. [7] Shikamaru aprecia tanto Shoji que diz que se tivesse que lutar com ele no exame Chuunin, ele desistiria. Nara também se parece com Kurenai, sua assistente sentimental, Asuma. Quando ele descobre que uma mulher está esperando um filho de seu mestre, ele promete protegê-la a todo custo. [8] Além disso, Shikamaru fortaleceu uma amizade meio-fraternal com seu companheiro de equipe Ino Yamanaka. Não é por acaso que Shikamaru, Shuji e Ino formam a segunda geração do trio Inu-Shika-Chu, assim como seus pais. Ele confia muito em Naruto Uzumaki (especialmente na segunda parte da série).
Mas o menino é muito apegado à ninja da Vila da Areya, Temari. A princípio, ele não mostra muito interesse pela garota, pois vê seu oponente em batalha. Ironicamente, devido a uma série de eventos que levaram a um encontro várias vezes, eles começam a estabelecer uma certa amizade baseada principalmente na apreciação mútua. Shikamaru comparou a menina a sua mãe, notando certa semelhança de caráter.
Esses dois vão destruir o casamento. Shikamaru, após a morte de Asuma, fumou os cigarros restantes de seu mestre em sua memória, em seguida, jogou-o após derrotar Hidan e se vingou dele (no anime, foi decidido não fumar Shikamaru, e os cigarros foram substituídos pelo isqueiro de Asuma). Sakura afirmou no anime, em uma conversa com você, que durante a seleção do chunin, até o daimyo admirava sua inteligência e lhe ofereceu a oportunidade de se tornar um dos doze guardas ninja do Templo do Fogo, apesar de sua recusa. A proposta diz que todas as pessoas que desejam proteção estão na aldeia do jornal. Shikamaru é o único filho de Shikaku Nara e Yoshino Nara, aluno de Asuma Sarutobi e colega de classe de Ino Yamanaka e Chuji Akimichi, melhores amigos de Naruto Uzumaki e Chuji desde a infância. Durante a IV Guerra Mundial, o ninja Shikamaru fazia parte da 4ª Divisão (Divisão de Combate de Longo Alcance) junto com seu amigo Chuji e A. Ele foi promovido a Vice-General e enviado como reforços para a Primeira Divisão de Darui. Neste caso, o último ajuda a derrotar e selar Kinkaku [10], e então ele consegue derrotar seu mestre Asuma, que foi ressuscitado usando a Técnica de Ressurreição [11], junto com Ino, Chuji e uma equipe de aliados.
Ele então se junta ao resto da aliança no campo de batalha principal, onde Kakashi, Guy, Naruto e o Assassin Bee lutam contra Madara e Obito Uchiha. Este último então se torna a força motriz por trás do Dez-Caudas, causando pânico em toda a Aliança. Após a perda repentina e dolorosa de seu pai no campo de batalha, Shikamaru é forçado a assumir o controle da situação para desenvolver estratégias de combate mais adequadas. Depois de ser mortalmente ferido, Naruto o salva graças ao chakra da raposa de nove caudas.
No ranking da revista japonesa Sh Ranknen Jump, Shikamaru sempre ficou entre os dez primeiros, chegando a ficar em terceiro, quarto ou quinto lugar. Masashi Kishimoto revelou que prefere Shikamaru a seu personagem a Naruto e Sasuke. Ao criar a segunda parte da série, Kishimoto decidiu deixar a aparência de Shikamaru praticamente inalterada: o personagem na verdade mantém a testa na mão e sempre usa o mesmo penteado.