Gaara personagem do anime Naruto: História completa sobre
Gaara é um personagem do mangá e anime Naruto criado por Masashi Kishimoto. Gaara apareceu originalmente como um antagonista, o shinobi de Sunagakure, que é filho do líder de Sunagakure, o Quarto Kazekage. Ele nasceu como o mestre de um demônio, como parte da intenção de seu pai de empunhar armas para recuperar sua aldeia. No entanto, a combinação de seu ostracismo dos aldeões de Sunagakure, sua inabilidade precoce de controlar a besta com cauda e o pensamento de que sua falecida mãe o chamou de maldição na aldeia, transformou Gaara em um assassino implacável que acredita que seu objetivo é matar seus inimigos.
Foi só depois de conhecer Naruto Uzumaki que Gaara muda seu ponto de vista, pois ele eventualmente se torna o Quinto Kazekage de Sunagakure e é aceito por seu povo. Gaara apareceu em várias peças de Naruto Media, incluindo dois filmes da série, o terceiro vídeo de animação original e vários videogames. Gaara foi criado em contraste com o personagem da série chamado Naruto Uzumaki, já que ambos nasceram em circunstâncias semelhantes, mas tiveram personalidades muito diferentes devido à criação problemática. Seu design e nome sofreram grandes mudanças, resultando em ser o último, que também foi alterado nos colchetes subsequentes para dar ao Gaara um design mais fácil de desenhar.
Na versão japonesa da série, Gaara é dublado por Akira Ishida, e Liam O'Brien é dublado em inglês. Diversas publicações de anime e mangá comentaram sobre o personagem de Gaara. A batalha de Naruto contra Gaara foi descrita em várias séries de TV como o destaque de toda a série devido às suas semelhanças e ao papel de Gaara no rescaldo quando ele tenta se redimir. Entre a base de leitores, Naruto Gaara era popular, ocupava altos cargos em várias pesquisas populares e consistentemente ficou entre os dez personagens principais. Vários itens semelhantes ao Gaara foram lançados, incluindo bichos de pelúcia, chaveiros e estatuetas. O criador de Naruto, Masashi Kishimoto, criou Gaara como um contraponto ao protagonista de Naruto Uzumaki. Naruto tem um passado semelhante: colegas e aldeões o rejeitaram por ser o mestre do monstro de uma cauda Shukaku, uma situação que Kishimoto descreve como "muito semelhante a Naruto."
A evolução de Gaara deste estado para um personagem extremamente retraído e sádico tinha a intenção de gerar simpatia dos leitores, já que isso contrasta com o desenvolvimento de Naruto em um criador de problemas resiliente. Além disso, seu design foi feito para se parecer com um Tanuki, que Kishimoto acreditava que combinaria bem com a Raposa Demoníaca de Nove Caudas de Naruto, já que Kishimoto considerava várias partes de Shukaku em oposição à Raposa Demoníaca.
A história de fundo de Gaara se tornou uma das histórias favoritas de Kishimoto desde a primeira parte; Kishimoto teve que revisar suas ilustrações nesses capítulos porque queria que os leitores entendessem melhor o estado de espírito de Gaara. O nome original do personagem era Kotaro Fuma, mas o editor Kishimoto se recusou terminantemente a lhe dar esse nome. Como resultado, ele foi chamado de Gaara porque se sentia mais adequado para sempre usar areia. Em 2013, Kishimoto afirmou que ainda não entende por que esse nome foi omitido. No entanto, ele se recusou a fornecer seu nome completo - Gaara Yuzawa. Outro nome antigo era para um menino chamado "Kumomaru", mas Kishimoto o evitou. No entanto, após várias mudanças, ele se tornou Gaara.
Dada sua importância no mangá como armadura de Naruto, Kishimoto adicionou o kanji para "amor" em sua cabeça para complementar seu nome (parte do nome de Gaara pode ser lido como "amor"). Kishimoto achou difícil desenhar o traje original de Gaara, junto com os trajes de seus irmãos, semanalmente. Por esta razão, Kishimoto introduziu três trajes mais simples no final da primeira parte; Gaara ganhou uma roupa com colarinho vertical. Além de ser mais fácil de desenhar, era usado para mostrar as mudanças na relação entre Gaara e Naruto após a luta anterior.
Kishimoto cita Matrix, um de seus filmes favoritos, como fonte de inspiração para a nova fantasia de Gaara, e considera-o o favorito dos três irmãos. Na segunda parte, havia uma cena onde o oponente de Deidar estava sentado no corpo de Gaara. Este look é inspirado em Akira, fã do mangá Katsuhiro Otomoka Kishimoto. Na versão japonesa das versões animadas de Naruto, Akira Ishida dá voz a Gaara. Liam O'Brien assume o seu lugar na dublagem inglesa. O ator ocidental já tinha ouvido falar sobre a popularidade da série antes mesmo de escalar o elenco para o papel de Gaara. O'Brien fez o teste no início de Los Angeles na esperança de dar voz à voz de Gaara, mas falhou. No entanto, Brian mais tarde fez o teste novamente e conseguiu o papel de Gaara.