Son Goku: História do personagem
Son Goku, cujo nome verdadeiro é Kakarotto, é o protagonista da série Dragonball produzida por Akira Toriyama. Sua primeira aparição foi no primeiro capítulo do mangá Dragon Ball, Bulma and Son Goku, que foi publicado na Weekly Shōnen Jump em 3 de dezembro de 1984. Goku é inspirado no personagem homônimo, o personagem principal da China.Romance Journey to the West. No entanto, Toriyama mudou algumas das características para torná-los mais autênticos. Goku é apresentado como um garoto estranho com uma cauda de macaco e força sobre-humana. Conforme a história avança, é revelado que ele descende de uma raça fictícia chamada Sayyans, uma das raças mais poderosas do universo.
Como protagonista da franquia, Son Goku aparece em todos os mangás, animes, filmes, OVA e videogames da série. Além de ser alvo de paródias (como em Neko Majin Z, um tiro único criado pelo próprio Toriyama), Goku já apareceu em muitos eventos de televisão e outras séries de mangá como Dr. Slump (também criado por Toriyama).
Com a imensa popularidade de Dragon Ball e Dragon Ball Z e críticas muito positivas sobre eles, Goku se tornou não apenas um ícone na cultura popular japonesa e mundial, mas também um dos maiores personagens de anime e mangá de todos os tempos.
Goku foi baseado em Tanton, o protagonista da série Dragon Boy e um dos primeiros personagens de Toriyama (nesta história, a principal característica física de Tanton era um par de asas). Quando Akira decidiu criar Dragon Ball, ele usou a jornada de Wu Cheng'en ao Ocidente como inspiração. O nome adotado por Toriyama para o personagem é a escrita japonesa para o nome chinês Sun Wukong, o personagem central da história.
Para ser criativo com o personagem, Toriyama afirmou que criou Goku para ser um menino humanóide com uma cauda de macaco ao invés de um macaco de pleno direito como Sun Wukong. Ele decidiu fazer isso porque a cauda ficará visível mesmo quando Goku tentar escondê-la. Embora Goku fosse tratado como um humano de outro planeta, Toriyama originalmente teve a ideia de torná-lo terrestre, mas com a chegada de novos lutadores de outros planetas, mais tarde foi provado que Goku seria um Sayan. Para tornar a história mais rápida, Toriyama deu a Goku a habilidade de se teletransportar para qualquer planeta em questão de segundos. Toriyama explicou que o keikogi de Goku é baseado nas vestes usadas pelos monges Shaolin na China, onde ele queria que a Dragon Ball adquirisse um "toque" chinês. Durante o desenvolvimento do mangá inicial, muitos leitores comentaram que Goku era muito simples.
Então o autor mudou sua aparência e adicionou vários personagens, como Mestre Kame e Kuririn, e também criou cursos de artes marciais para tornar o mangá mais marcial. Assumindo que Goku definitivamente venceria o torneio, Toriyama o fez perder os dois primeiros e vencer apenas o terceiro em que competiu, Com o fim de Saga Cell, no volume 35, e antes de Saga Boo, Gohan deveria substituir seu pai como personagem principal, mas Toriyama desistiu da ideia porque acreditava que Gohan não era a pessoa certa para o trabalho.