Monkey D. Luffy: tudo sobre o personagem
Monkey D. Luffy, também conhecido como Chapéu de Palha Luffy, é um personagem fictício e protagonista da série One Piece criada por Eiichiro Oda. Ele é apresentado como um jovem cujo corpo adquiriu uma qualidade mastigável após comer o Gomu-Gomu no Mi, uma das várias frutas amaldiçoadas conhecidas como Akuma no Mi. Tendo sonhado em se tornar um pirata desde a infância, Luffy viaja pelo mundo em busca do lendário tesouro One Piece deixado para trás por Gol de Roger, o ex-rei pirata. Entusiasmado e aventureiro, Luffy criou seu próprio esquadrão chamado de Piratas do Chapéu de Palha, e eles constantemente se opõem à frota do Governo Mundial. No combate, Luffy usa a flexibilidade do corpo para se alongar e lutar.
O protótipo de Luffy estreou no romance Amanhecer, lançado por Eiichiro Oda em 1996, quando ele ainda era assistente de outro artista de mangá. Um ano depois, o personagem foi redesenhado e reutilizado no mangá One Piece, e depois adaptado para animação, eventualmente aparecendo em seus filmes, OVA e programas de TV.Com o aumento das vendas e popularidade do mangá, bem como sua longevidade, Luffy se tornou um ícone da cultura otaku e um dos personagens de anime mais populares. Além dos produtos licenciados da série, ele já apareceu em diversos meios de comunicação e artes e participou de crossovers com vários personagens de outras franquias. Como One Piece se tornou o mangá mais vendido da história, a fama de Luffy também se tornou famosa em todo o mundo. Mesmo com anos de publicação, Luffy ainda é o personagem mais popular em sua obra.
Quando Eiichiro Oda começou a escrever seu trabalho, ele se inspirou no Dragon Ball de Akira Toriyama. Segundo ele, acreditava-se que Luffy tinha o "poder" dos personagens de Dragon Ball. Oda estava ansioso para criar um personagem para o "mundo das pessoas", segundo o próprio autor, Dragon Ball já fez de tudo para deixar a criança feliz, desde que Luffy apareceu pela primeira vez no romance Amanhecer. durante o show dos mestres do Weekly Shōnen Jump
Apesar de ser fisicamente semelhante à versão final do personagem, Luffy foi muito mais inteligente aqui e não deu nomes aos ataques. Pouco depois, a história foi relançada como Romance Dawn, Versão 2 no próprio Shnen Jump. Uma diferença notável é que Luffy receberá sua fruta e o chapéu de seu avô em vez da estatueta de Shanks como afirmado no último post. Posteriormente, foi realizado o primeiro ato do próprio One Piece, o que resultou em uma das últimas alterações em seu design: uma cicatriz sob o olho esquerdo.
Enquanto trabalhava no comportamento e personagem do personagem, Oda decidiu que habilidades elásticas sempre permitiriam Luffy entrar em situações engraçadas e hilárias, não importa o quão sério fosse o enredo. O autor também deixou explícito e simplista sobre o que deseja, e por isso, entre os personagens principais, Luffy é o que menos tem coragem.
Quando questionado por um fã sobre a escolha de Luffy de não matar seus oponentes, Oda deixou claro que não é uma questão de moralidade, mas que forçar os vilões a sobreviver para ver seus sonhos destruídos é um castigo maior do que a morte. Sobre sua corrida, Oda revelou que se One Piece acontecer no mundo real, ele apresentará Luffy como brasileiro.