Gintoki Sakata: História do personagem
Gintoki Sakata é um personagem fictício do mangá e anime Jin Tama, criado por Hideaki Sorachi. Gintoki é o personagem principal da série, e seu nome se tornou a base para o título da série. Ele é retratado como um ex-samurai rebelde vivendo em uma versão fictícia do Japão na década de 1860 após sua invasão e conversão alienígena. Gintoki uma vez lutou contra invasores alienígenas até que percebeu a futilidade disso, o que o levou a decidir ganhar a vida como trabalhador autônomo contratado em Edo junto com seus amigos Shinpachi Shimura e Kagura para pagar o aluguel mensal.Ao longo da série, mais detalhes sobre o passado de Gintoki são revelados, o que o força a confrontar seus antigos amigos como inimigos. Como protagonista, Gintoki apareceu na maioria dos episódios da série de anime, bem como em outras mídias relacionadas à franquia, incluindo o filme, todos os videogames pop-up e animações de vídeo originais.
Surachi criou o personagem depois que seus editores sugeriram a criação de um samurai de cabelos grisalhos. Inicialmente, ele pretendia contar com Hijikata Toshizu, o vice-comandante das forças especiais de Shinsengumi. No entanto, Sorachi mudou de ideia, pois não queria que o protagonista trabalhasse na organização, e redesenhou seu design para a organização existente. Na série de anime, Gintoki foi dublado por Tomokazu Sugita, que gostou de seu personagem. Na versão em inglês do primeiro filme, Chris Patton fez sua voz, e Michael Dangerfield atuou em episódios de Gintama ° Gintoki; Mais tarde, na primeira série de anime, ele foi chamado de Roli Gutierrez. Ele é retratado por Shun Oguri em filmes de ação ao vivo.
O personagem de Gintoki recebeu elogios da crítica de vários revisores e publicações em mangás, animes e outras mídias. Embora Gintoki tenha sido recebido positivamente, o livro também foi criticado por suas características em alguns dos arcos da história. Quando ele zombou de um político japonês em um dia de 2016, a empresa de mangá Shueisha expressou estresse e riu. Gintoki também manteve grande popularidade entre os fãs de Gin Tama, ficando em primeiro lugar em todas as pesquisas. Produtos baseados em Gintoki também foram lançados, incluindo estatuetas.Enquanto ponderava sobre o título do mangá, o editor Hideaki Sorachi comentou: "Você acha que Silver Samurai seria legal?" Isso inspirou Sorachi a criar o protagonista depois que ele decidiu que a série deveria se chamar Jin Tama. O plano original de Sorachi para sua primeira grande série era se concentrar em uma versão fictícia do Shinsengumi para fugir do hype Shinsengumi! , Drama japonês estrelado por atores ídolos como famosos comandos japoneses.
No entanto, a versão de Sorachi foi concebida para ser o mais irreal possível. Seus pontos fortes eram que tanto homens quanto mulheres tinham características especiais, ao contrário do Shinsengumi original, que se infiltraria em muitos dos personagens que eventualmente se tornariam parte do mangá. Entre os personagens deste grupo estava um homem de cabelos grisalhos que representava o membro proeminente de Hijikata, Toshizu. Sorachi gostava especialmente de Hijikata e queria que esse personagem fosse a heroína de sua série, embora ele não tivesse nada a ver com o Hijikata real.
Embora Surachi tenha gostado do design que criou para o Hijikata de cabelos grisalhos, ele não conseguiu desenhar seu personagem ou descobrir o que faria na série. Ele pensou em abandonar o personagem, e seu editor quase o forçou a abandoná-lo quando o conceito original do Shinsengumi se desfez. No final, decidiu-se que o personagem de cabelos grisalhos seria o protagonista original, com o Shinsengumi retratado como um personagem cômico. Logo chamado de "Jin-san", o conceito original do Hijikata de cabelos prateados foi destruído e Sorachi recriou o personagem do zero para o tradutor freelance preguiçoso que estaria na série. O conceito por trás da personalidade de Gintoki é que ele é uma pessoa forte que não pertence a nenhuma organização e ignora as regras. Embora Gintoki fosse baseado em Sakata Kintoki, Sorachi não pretendia ser um Gintoki de descendência Sakata. Ao contrário dos heróis populares da série mangá, Gintoki não passa pelo desenvolvimento do personagem. Isso tem a ver com o falecimento do personagem, já que muitas coisas em sua vida mudaram devido à invasão de Amanto e ele quer que algumas coisas não mudem.
No anime, Gintoki foi dublado por Tomokazu Sugita em japonês. Ao saber que ele foi escolhido para dar voz ao personagem principal Jin Tama, a quem Sugita queria mostrar, para combinar com o personagem. No entanto, ele mais tarde adotou uma visão mais ampla do caráter de Gintoki. Percebendo que Gintoki vive do apoio de muitas pessoas, Sugita mudou sua mentalidade ao dar voz ao personagem. Na dublagem inglesa do primeiro filme, ele é dublado por Chris Patton e por Michael Dangerfield para a série de TV Gintama.
Gintoki Sakata é um ex-samurai autônomo que viveu na época em que os alienígenas conhecidos como Amanto chegaram à Terra após a guerra aérea, uma batalha na qual o último derrotou o primeiro. Quando criança, ele foi ensinado por Soyo Yoshida, e seus colegas eram dois de seus futuros aliados Joy, Kotaro Katsura e Shinsuke Takasugi. Shoyo é erroneamente acusado de tentar criar um exército, levando à sua captura quando Gintoki e seus amigos entram na Joy War para salvar seu professor.Durante este período, ele era conhecido como o "Diabo Branco" devido ao seu cabelo prateado e túnica branca que ele usava na batalha, o que, junto com suas habilidades notáveis de espadachim, o tornou popular com seus camaradas e amedrontado Amanto. Durante a Guerra Gui, quando ele, Katsura e Takasugi foram capturados por Tendosho a mando do Jardim do Jardim, Gintoki foi forçado a executar seu mestre sem qualquer escolha antes da última tentativa de seu mestre contra ele na frente de seus companheiros.